top of page

Cocatrel recebe primeiro curso de Classificação e Degustação de Cafés Especiais



Colaboradores do departamento de classificação e prova de cafés da Cocatrel participaram do primeiro curso de Classificação e Degustação, específico para cafés especiais, ministrado pelo Senar Minas. O treinamento, de 40 horas, foi realizado nos laboratórios da cooperativa e teve como objetivo treinar classificadores de cafés especiais, já que é uma demanda cada vez maior do mercado.


Na aula prática foi analisado o mundo dos cafés especiais, que vai desde o surgimento do café, passando pelo mercado, ondas de evolução do consumo, classificação do café verde, torra, habilidades sensoriais necessárias para a prova e degustação de amostras de cafés especiais de diferentes métodos de produção, de altitudes, regiões e pontuações variados. “A finalidade do treinamento é dar um maior embasamento para produtores rurais e seus familiares envolvidos na produção de café, como também aos profissionais da área que estão ingressando no mercado dos especiais”, explica o instrutor Marcos Antônio dos Reis Teixeira.


Esse foi um curso piloto promovido pelo Senar em Minas Gerais. Segundo Marcos, após receber toda metodologia de ensino e entender as diferentes nuances da qualidade do grão, o participante estará pronto para produzir e analisar um café de bebida final muito melhor. Outro detalhe importante refere-se à cadeia do agronegócio café especial. O aluno acompanha todo o processo, até como agregar valor ao produto.

Pierre Ferreira Brito é Q Grader e gerente do departamento de classificação e degustação de cafés da cooperativa. Ele diz que o curso foi muito proveitoso. Para ele, as técnicas repassadas vão ajudar a alavancar o trabalho que já é realizado pela Cocatrel. “Nós temos hoje cerca de cinco mil cooperados de mais de 60 municípios. Trabalhamos com atendimento especializado, e esse treinamento veio de encontro ao que precisávamos