top of page

Cafeína Cocatrel: cafeicultura feminina do Sul de Minas para o mundo

Primeiro container exclusivo dos cafés produzidos pelas integrantes do grupo Cafeína é exportado para a Alemanha


Sacaria personalizada com a logomarca do grupo Cafeína Cocatrel, onde será armazenado o café exportado para a Alemanha.

Em março de 2019, em comemoração ao mês das mulheres, a Cocatrel lançou o grupo Cafeína com o objetivo de reunir mulheres cooperadas, que atualmente fazem da Cocatrel a cooperativa de cafeicultores com o maior número de mulheres do país, somando mais de 21% do seu quadro social, para troca de informações, conhecimento e maior aproximação da gestão da Cocatrel.


Ao longo do ano aconteceram encontros, com trocas de boas práticas e muita capacitação para as mulheres que produzem, que se entregaram de corpo e alma ao projeto, com reciprocidade, engajamento e disseminação do conhecimento adquirido.



Curso de Classificação e Degustação de Cafés realizado pelo Senar em parceria com a Cocatrel.

A Cocatrel realmente abraçou o grupo, que ganhou visibilidade e outros rumos. O que era empoderamento através da informação e conhecimento, chegou ao mercado e aos importadores de café como mais uma boa oportunidade de negócio.


Na quarta-feira, 16 de setembro, a Cocatrel, através do departamento de exportação de cafés finos e especiais, Cocatrel Direct Trade, fechou a exportação do primeiro container exclusivo de cafés produzidos pelas mulheres do Cafeína.