Cafeína Cocatrel: cooperadas aprendem processos de pós colheita

A Cocatrel realizou, em parceria com o Senar, o curso de pós colheita para as mulheres do grupo Cafeína. As produtoras puderam aprender os processos, desde a chegada do café da lavoura, passando pelo lavador, despolpador, secador, até o manejo do terreiro, onde colocaram a mão na massa e saíram capacitadas para iniciar a colheita em suas propriedades.
“Foi um curso muito produtivo, de muito aprendizado e troca de informações. A teoria é muito importante, mas é quando realizamos os processos na prática que entendemos o quão difíceis são. Muitas mulheres do grupo Cafeína estão iniciando na produção do café, na maioria dos casos, em processos sucessórios, e cursos como esse, só agregam. A iniciativa da Cocatrel de criar o Cafeína tem sido muito valiosa para todas nós”, afirma Thais Vilela, cooperada da Cocatrel.
“O grupo Cafeína para nós, produtoras, tem sido muito importante, porque nunca houve uma valorização tão grande da mulher no campo. Essa iniciativa da Cocatrel tem nos incentivado, com capacitações e com reuniões e nos empoderado para participarmos mais do dia a dia da fazenda. É essencial termos esse conhecimento técnico de pós colheita pois, mesmo que seja colhido um café muito bom na lavoura, com um manejo mal feito podemos estragá-lo no terreiro. O mundo quer qualidade e precisamos ter cuidados para produzir cafés de qualidade”, explica Adalgisa Miranda, cooperada da Cocatrel.
Capacitação, informação e transparência são chaves para que nossos cooperados e cooperadas estejam cada vez mais próximos da Cocatrel. Queremos que entendam mais sobre o negócio, sobre a cooperativa e que tenham conhecimento para nos trazer demandas, dúvidas e sug